Lar Dona Leonor

HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO ESPÍRITA NOSSO LAR


“Era uma semente solitária e pequenina, adubada com o sol da esperança e fertilizada por um grande ideal.”

       Um coração generoso e cristão acolheu em seu fraternal regaço a pequena semente e transformou-a num grande anseio de viver para servir. Servir amando os tristes, os pobres e os esquecidos.

      Esse grande ideal encontrou condições para crescer e multiplicar-se em obras de assistência, acolhimento e amparo, no coração de modesta e nobre senhora, a Sra. Leonor Neves Gomes.

      Dona Leonor colocou todos os seus recursos de amor na sustentação deste ideal que se transformou, com o seu trabalho, na casa de socorro aos caminheiros da estrada humana.

     Nascia a atual “Instituição Espirita Nosso lar”, que teve várias denominações e finalidades através dos anos. A sua primeira reunião foi realizada na Casa de Saúde Allan Kardec, quando seu digno provedor, Sr. José Russo, explicou aos presentes os motivos da mesma, que era a formação de uma diretoria para a fundação de uma Casa de Assistência a crianças órfãs e a idosas. Seu primeiro nome foi “Orfanato Espírita Nosso Lar”. Assim foram dados os primeiros passos: a diretoria comprou um terreno, onde hoje está erguida a casa assistencial. O terreno foi comprado do distinto senhor Olívio Goulart e, em 21 de abril de 1956 foi lançada a pedra fundamental. Promoções, eventos, quermesses, campanhas diversas junto a população francana para se obter os recursos materiais necessários foram realizados.

      A construção do prédio contou com o trabalho voluntário, sem qualquer remuneração do dedicado e respeitável Sr. Geraldo Telini.

      Aproveitamos este espaço para agradecer os incontáveis francanos, muitos deles espíritas e outros não, mas que deram sua colaboração, seu trabalho, suas horas de descanso ou lazer, inúmeros espíritas da velha-guarda foram apoiadores fiéis da diretora Dª. Leonor e a ela prestaram sempre respeitoso apoio.

     A entidade filantrópica teve sua inauguração no dia 02 de abril de 1965, a data 02 de abril foi escolhida numa singela homenagem ao grande médium espírita Chico Xavier, que foi um constante incentivador e orientador dessa obra e cujo aniversário é nesse dia, 02 de abril.

     A Instituição durante alguns anos dedicou-se ao amparo de meninas órfãs e crianças abandonadas, em regime de internato, passando mais tarde a regime de creche, em que as crianças passavam o dia na Instituição, recebiam alimentação, ensino e demais cuidados, regressando ao lar no final do dia. Nesse período a casa chamava-se “Nosso Lar Espírita”.

     Atualmente a Instituição Espírita Nosso Lar atende 55 (cinquenta e cinco) idosos, do sexo feminino, com idade igual ou superior a sessenta anos, do município de Franca, em situação de vulnerabilidade social. A mesma passou por grandes reformas em suas dependências, garantindo padrões de segurança e acessibilidade para população idosa usuária do serviço, conforme as normas da Vigilância Sanitária.

    Assim, o atual “Lar Dona Leonor”, como é conhecido e chamado pelos francanos, vem atendendo nos moldes da caridade cristã e de acordo com as normas políticas e legislativas voltadas ao bem estar do idoso.

Branca Maria Gomes Martiniano